Eu errei, admito que errei.

20170323212317_0
Paulinho teve uma atuação praticamente perfeita, não só por seus gols, mas também na sua primeira “função”, a de marcar e dar opção no meio – Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil está classificado para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. E, antes de mais nada, admito que errei. Errei quando achei que Paulinho (e claro, depois de ontem, todos são amantes de seu futebol, né…), Renato Augusto e outros nomes de mercados alternativos não poderiam estar na Seleção Brasileira. E sabe o porquê do meu erro? Não foi desacreditar no atleta em si. Mas sim por subestimar o trabalho de Adenor Leonardo, o Tite. Ele era o melhor nome para assumir a amarelinha, mas eu não poderia imaginar que seu trabalho e conhecimento seriam capazes de mudar a água, ou melhor, a lama, para vinho.

O Brasil não só se classificou, mas venceu todos os sete jogos que disputou com Tite, marcou 21 gols e sofreu apenas dois. E jogou bem ou muito bem em todos os jogos. Não tem o que falar de seu trabalho. Seria a convocação de Fagner, Taison (que não está nesta convocação), atletas da China e outros, o problema de Tite? Não. Todo treinador tem seus atletas de confiança e pode sim fazer seus testes. Todo time campeão tem seus “Andersons Polgas” (convocado por Felipão). O elenco é formado por jogadores em que o comandante confia e eles jogam por seu chefe.

Tite não vai errar? É bem difícil que não. Mas seu trabalho está muito credenciado para Copa. Não porque eu estou falando, mas sim porque ele mostrou, com muita transformação, conhecimento e resultados, que é sim o técnico para lutar pelo título.

Agora, novamente sobre Paulinho e outros jogadores de ligas secundárias. Vale uma ponderação. O fato deles estarem bem, não quer dizer que outros (de mercados como a Europa) não poderiam desempenhar bem o papel. Mas isso é assunto para um outro momento. Hoje é dia de elogiar, se alegrar e novamente gostar de acompanhar a Seleção. Parabéns, Tite! Parabéns, Paulinho e outros! Vocês mudaram a minha maneira de pensar e já estou contando os dias para a Copa!