Mitos ex-NBA recebem a honraria do Hall da Fama

O dia 04 de abril de 2016 será mais um dia inesquecível na carreira desses craques. Yao Ming, Shaquille O’Neal e Allen Iverson já viveram muitos dias de glórias, conquistas e recordações, mas esse dia ficará guardado como um momento especial, afinal, eles entram para o Hall da Fama do Basquete.

O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame é um hall da fama construído em homenagem a James Naismith, inventor do basquetebol. Muitos astros já receberam essa homenagem como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley, entre outros. Brasileiros também já tiveram a honraria como Oscar, Hortência, Magic Paula, Janeth e Maciel.

Yao Ming é um dos jogadores mais altos da história da NBA com 2,29 m de altura. Foi o primeiro jogador estrangeiro a ser eleito a 1ª escolha do Draft da NBA, já mostrando seu valor. Em sua primeira temporada não deixou barato a expectativa criada, foi eleito o Rookie da NBA (prêmio de melhor estreante da liga). Yao foi 5 vezes All-Team NBA( Time dos melhores jogadores) e participou de 8 All-Star Games, sempre mostrando a força do voto da grande população de seu país de origem, a China. O chinês teve médias de 19 pontos, 9,2 rebotes e 1,9 tocos em sua passagem pela NBA.

Allen Iverson é considerado um dos maiores armadores da história da NBA. Chegando a NBA com grandes status, Iverson também fez jus a fama em sua primeira temporada sendo eleito Rookie da NBA, sendo o calouro com maior média de pontos da história. Foi 11 vezes ao All-Star Games, sendo MVP da partida em 2001 e 2005. Iverson fez história no Philadelphia 76ers conduzindo o fraco time na temporada de 00/01 ao título da Conferência Leste e a final da NBA, sendo derrotado pelo Lakers de Shaq e Kobe. Nessa mesma temporada histórica, Iverson colocou mais ainda seu nome na história sendo eleito MVP da temporada na qual teve uma média de 31 pontos por jogo. O baixinho tem um recorde de 60 pontos em uma partida e 54 em uma partida de playoffs. Allen Iverson tem na carreira médias de 26,7 pontos e 6,2 assistências.

Shaquille O’Neal, talvez o mais conhecido dessa introdução ao Hall da Fama, fez sucesso dentro e fora de quadra. Medindo 2,17 m, Shaq está no TOP10 dos melhores jogadores da história da liga, sendo para muitos o mais impactante, entusiasta, carismático e dominante da liga. O’Neal chegou a NBA como 1ª escolha do Draft e pelo Orlando Magic conquistou o prêmio de Rookie da NBA e levou a equipe em 1995 ao título da Conferência Leste e a primeira final da história da franquia na NBA.

Shaq chegou ao Lakers para fazer história. Fazendo dupla com Kobe Bryant, o grandalhão conquistou seus primeiros títulos da NBA na carreira, e foram três seguidos ( 2000,2001,2002), sendo eleito MVP das Finais nas três ocasiões. Pelo Miami Heat também chegou ao título em 2006, fazendo dupla com Dywane Wade. Além disso, Shaq também foi MVP da temporada em 2000, ainda quando atuava pelo Lakers. O Big Diesel ainda conquistou a medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1996 e foi Ouro no Mundial de 1994. Atou 15 vezes no All-Star Game sendo eleito MVP da partida três vezes, 14 vezes All-Team NBA e 3 vezes All-Team Defensive ( Melhor time defensivo). Na NBA, Shaq teve médias de 23,7 pontos, 10,9 rebotes e 2,3 tocos por jogo.

A classe de 2016 mereceu muito essa homenagem, são três jogadores que fazem muita falta para o basquetebol mundial. Agora estão gravados para sempre no museu do Basquete.

Por: Paulo Arthur 

Foto: Prezi/Uol/Askmen