Um presente de respeito!

Caros vascaínos!

É com alegria e ao mesmo tempo, tristeza que escrevo esse texto, parabenizando o Club de Regatas Vasco da Gama pelo seu aniversário neste dia 21 de agosto. Mas, a pergunta que eu faço é a seguinte? O que temos para comemorar?  Quais presentes que o Vasco tem recebido?

Bom, se paramos para pensar, o Vasco venceu o Carioca que não levava desde 2003, quebrando o jejum de 12 anos sem um título estadual. Um bom presente, se não fosse o fato de a equipe estar um inferno astral no Brasileiro, onde está segurando a lanterna da competição e virará o turno com possiblidades sérias de um terceiro rebaixamento para Série B, de onde acabou de retornar.

Falando em presentes, o clube nos últimos 14 anos, vem recebendo “presentes de grego”. Ganhamos 2 rebaixamentos para segunda divisão, tivemos uma “seca” de títulos nacionais que só foi quebrada com a Copa do Brasil em 2011. Fora as gestões fracassadas de Eurico Miranda e de Roberto Dinamite que não fizeram com que o clube avançasse em termos de organização.

Isso só mostra que o Vasco vem perdendo o respeito dos adversários, da imprensa até e de si mesmo, pois o ambiente atual é nebuloso, tanto nos gramados como na situação política. E o pior que não se vê, pelo menos, por enquanto, uma esperança de que se vai mudar algo dentro de São Januário.

Para quem já viveu de glórias como o Expresso da Vitória no fim de década de 1940, os elencos campeões nacionais de 74 com Dinamite, de 89 com Sorato, 97 com Edmundo, e de 2000 com Romário, além da Libertadores com o Juninho Pernambucano em 98 e a virada espetacular na final da Copa Mercosul em 2000, não pode se contentar com temporadas medíocres e tampouco com administrações desastrosas que contribuem só para a diminuição do tal “respeito” que anda na moda.

Portanto, fico na torcida para que este e os próximos aniversários deste clube de tradição no cenário nacional e internacional, seja de muitas alegrias. Pois, o Vasco não merece passar por mais um aniversário sem ter o que comemorar. Pode ser que agora, não venha o presente, mas a torcida espera que o time no fim do ano, dê um baita presente livrando o clube de mais um rebaixamento. Um presente de respeito!

Por: Anderson Ribeiro

Foto: Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br